sexta-feira, fevereiro 02, 2007

impaciência

impaciência com a ciência
cuja lógica me desafia.

consciência: ser sem ter com o que,
querer ser sem ter o que sequer.

se há alguém que o é,
ou se brinco com palavras que deveras não conheço,
é por nada, por luxo,
por máscara pra burro.

enquanto tomo chuva esperando o almoço,
seu moço vem chegando, arrastando minhas paixões.
o resto do meu tempo penso nisso, desisto
e acho graça do que sinto, embora a raiva prevaleça.
seja lá o que aconteça, não mereço nem migalhas
do resto que o seu moço me deixou.
e nem sob tortura, não importa a cura
não perguntarei a alguém por que assim estou.

se há alguém que o é,
ou se brinco com palavras que deveras não conheço,
é por nada, por luxo,
por máscara pra burro.

desculpe-me se me expresso mal, meu caro animal!
mas é que só me comunico e só, comunico-me comigo.
só me comunico a quem se diz meu amigo.

minto! me comunico quando só.

Um comentário:

Reginaldo Mesquita disse...

História de músico(a): Impaciência

Impaciente com a frase "hoje em dia, quem não tem graduação não é ninguém", comecei a escrever e a cantar sobre a ciência e algo que ainda me incomoda (acho que muitas vezes escrevo sobre o que me incomoda...): o ser/ter. Misto de percussividade e ironia, escrevi uma das partes que mais gosto de cantar: "Desculpe-me se me expresso mal, meu caro animal. Mas é que só me comunico, e só, comunico-me comigo. Só me comunico a quem se diz meu amigo. Minto. Me comunico quando só". Já havia escrito e cantava parte do que hoje é "Impaciência", mas faltavam acompanhamento (harmonia) no violão - que só veio alguns anos depois, e a parte que diz "enquanto tomo chuva, esperando o almoço" até "não perguntarei a alguém por que assim estou", inspirada em alguém muito especial (ela sabe disso). Iniciada quando eu tinha 16 anos, eu viria a compreender melhor essa letra depois da faculdade que cursei na área de ciências humanas, "cuja lógica me desafia".
Pelo que me parece, Impaciência é a preferida dos guitarristas. O Fridinho do Olho-de-peixe, o próprio Manoel... Aliás, mais impaciente que a guitarra em Impaciência...